Educação, socialização e tecnologia

o ensino remoto nas escolas públicas brasileiras durante a pandemia da Covid-19

Autores

  • Clóvis Ricardo Montenegro de Lima IBICT
  • Maribel da Rosa Andrade Secretaria Municipal de Educação (Pelotas)
  • Barbara Coelho Neves Professora da Universidade Federal da Bahia
  • Lucia Helena Fialho Pereira da Silveira Secretaria Municipal de Educação (Pelotas)

DOI:

https://doi.org/10.21728/asklepion.2022v2n1.p183-197

Palavras-chave:

Educação à Distância, Ciência, Tecnologia e Sociedade Covid-19

Resumo

Neste artigo discute-se o ensino remoto nas escolas públicas brasileiras durante a pandemia da Covid-19 entre o início de 2020 e o início de 2022. A suspensão das aulas presenciais foi uma medida sanitária necessária para controlar e reduzir a difusão dos coronavírus. O eixo da discussão é investigar a relação entre educação e tecnologia na socialização de crianças e adolescentes. O artigo inicia com uma abordagem crítica da função socializadora das escolas. Destaca-se as referências ao trabalho de Nadja Hermann e George Mead. A seguir faz-se uma discussão do lugar das tecnologias na educação, particularmente as tecnologias digitais. Nesta parte do artigo faz-se referência a Paulo Freire. Por fim, discute-se as consequências da pandemia da Covid-19 no ensino de crianças e adolescentes. Entre elas destaca-se déficits de aprendizagem, problemas na socialização e evasão escolar. Cabe destacar que as desigualdades sociais resultam em distinções nas consequências da pandemia. Conclui-se que abordar e enfrentar consequências da pandemia na socialização de crianças e adolescentes deve fazer parte da agenda das políticas públicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clóvis Ricardo Montenegro de Lima, IBICT

Doutor (2005) em Ciência da Informação na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre (1993) e Doutor (2000) em Administração na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. Pós-doutorado no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (2010).

Maribel da Rosa Andrade, Secretaria Municipal de Educação (Pelotas)

Doutora em Educação
Vínculo Funcional: Secretaria Municipal de Educação (Pelotas)

Barbara Coelho Neves, Professora da Universidade Federal da Bahia

Doutora em Educação 

Vínculo Funcional: Professora da Universidade Federal da Bahia 

Lucia Helena Fialho Pereira da Silveira, Secretaria Municipal de Educação (Pelotas)

Especialista em Neurociência
Vínculo Funcional: Secretaria Municipal de Educação (Pelotas)

Referências

CETIC.br. Painel TIC COVID-19: Pesquisa on-line com usuários de Internet no Brasil. 4. ed. São Paulo: CETIC.br, 2022. (Cultura, Comércio Eletrônico, Serviços Públicos On-line, Telessaúde, Ensino Remoto e Teletrabalho). Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/20220404170927/painel_tic_covid19_4edicao_livro%20eletronico.pdf. Acesso em: 10 maio de 2022.

CETIC.br. TIC Kids Online Brasil- 2019: Crianças e adolescentes. São Paulo: CETIC.br, 2019. Disponível em: https://cetic.br/pt/pesquisa/kids-online/indicadores/. Acesso em: 10 maio de 2022.

CETIC.br. 2021 annual report Cetic.br. São Paulo: CETIC.br, 2021. Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/9/20220510160059/Annual_Report_Cetic2021.pdf. Acesso em: 10 maio de 2022.

COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL. TIC Educação 2020. São Paulo: CGI.br, 2020.

DAMASCENO, H. L. C.; NEVES, B. C. Tecnologias móveis na educação: um projeto com tablets na escola pública. Revista Contexto & Educação, v. 36, n. 113, p. 267–281, 2021. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.113.267-281

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura).

HERMANN, N. Platão e Gadamer. Veritas, Porto Alegre, v. 49, n. 4, p. 727-733, dez. 2004.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Censo escolar: divulgados dados sobre impacto da pandemia na educação. Brasília: INEP, 2021.Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/censo-escolar/divulgados-dados-sobre-impacto-da-pandemia-na-educacao. Acesso em: 10 maio de 2022. 2021.

LEITE, C. M.; PINTO, I. C. de M.; FAGUNDES, T. de L. Q. Educação permanente em saúde: reprodução ou contra- hegemonia? Trabalho, Educação e Saúde [online], Rio de Janeiro, v. 18, suppl 1, e0025082, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00250. Acesso em: 31 maio 2022.

LIMA, C. R. M. de et al. Emergência de saúde pública global por pandemia de Covid-19: desinformação, assimetria de informações e validação discursiva. Folha de Rosto, Juazeiro do Norte, v. 6, n. 2, p. 5-21, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/490. Acesso em 20.05.22

LIMA, C. R. M. de. Pandemia. Rio de Janeiro: Salute, 2022. (Habermas, discurso e organizações, v. 6.). Disponível em: https://www.fucap.edu.br/dashboard/livros_online/8d0fcc86f38af51aec713bc698a69743.pdf. Acesso em 20 maio 2022.

LUNARDI, N. M. S. S. et al, 2021. Aulas Remotas Durante a Pandemia: dificuldades e estratégias utilizadas por pais. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 46, n. 2, e106662, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/GnhccHnG4mxDNdSQKDQ7ZBt/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 31 maio 2022.

MEAD, G. H. Espíritu, persona y sociedad. Buenos Aires. Editora: Paidós, 1999.

MEAD, G. H. The social self. Journal of Philosophy, Psychology and Scientific Methods, v. 10, p. 374-380, 1913.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. Base Nacional Comum Curricular. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no contexto escolar: possibilidades. Brasília: BNCC, 2017.

NEVES, B. C.; AGUIAR, N. C. Políticas públicas de informação e Bibliotecas Escolares: panorama brasileiro. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 7, n. 3, p. 73-86, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/33296. Acesso em: 31 maio 2022.

NIC.br. Panorama do uso de Internet e tecnologias pela comunidade escolar brasileira. São Paulo: CGI.br, 2020. Disponível em: https://www.nic.br/noticia/na-midia/panorama-do-uso-de-internet-e-tecnologias-pela-comunidade-escolar-brasileira/. Acesso em: 10 maio de 2022.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Education: From disruption to recovery. UNESCO, [2021]. Disponível em: https://en.unesco.org/covid19/educationresponse. Acesso em: maio 2022.

SANT'ANA, E. B, Psicologia Social na Escola: as contribuições de George Mead. Revista Psicologia & Sociedade, Belo Horizonte, v. 17, n. 1, p. 67-74, abr. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/psoc/a/jmm8KXksqrHYwx8GNT66n7z/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 31 maio 2022.

STEVANIM, L. F. Educação não é só entrega de conteúdo: o ensino remoto e as condições para o retorno às aulas, na visão da professora Luísa Guedes. Entrevistado: Luísa Guedes. RADIS: Comunicação e Saúde, Rio de Janeiro, 17 jul. 2020. Disponível em: https://radis.ensp.fiocruz.br/index.php/home/entrevista/educacao-nao-e-so-entrega-de-conteudos. Acesso em: 31 maio 2022.

STEVANIM, L. F. Exclusão nada remota: desigualdades sociais e digitais dificultam a garantia do direito à educação na pandemia. RADIS: Comunicação e Saúde, Rio de Janeiro, n. 215, p. 10-15, ago. 2020. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/43180/2/Exclus%c3%a3oNadaRemota.pdfAcesso em: 31 maio 2022.

Downloads

Publicado

28-06-2022

Como Citar

LIMA, C. R. M. de .; ANDRADE, M. da R.; NEVES, B. C. .; SILVEIRA, L. H. F. P. da . Educação, socialização e tecnologia : o ensino remoto nas escolas públicas brasileiras durante a pandemia da Covid-19. Asklepion: Informação em Saúde, Rio de Janeiro, RJ, v. 2, n. 1, p. 183–197, 2022. DOI: 10.21728/asklepion.2022v2n1.p183-197. Disponível em: https://revistaasklepion.emnuvens.com.br/asklepion/article/view/48. Acesso em: 23 nov. 2024.