https://revistaasklepion.emnuvens.com.br/asklepion/issue/feedAsklepion: Informação em Saúde2025-01-30T09:34:48-03:00Clovis R. Montenegro de Lima clovismlima@gmail.comOpen Journal Systems<p><span style="font-weight: 400;">A revista <strong>Asklepion: Informação em Saúde</strong> é uma publicação contínua, vinculada ao grupo de pesquisa Informação em Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT. Este periódico tem como missão oferecer um espaço de debate e discussão da área da Informação em Saúde</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">DOI: <a href="https://doi.org/10.21728/asklepion">https://doi.org/10.21728/asklepion</a></span></p>https://revistaasklepion.emnuvens.com.br/asklepion/article/view/106O lugar da psicanálise na plataformização2025-01-30T09:34:48-03:00Annebelle Pena Lima Magalhães Cruzannebelle.cruz@gmail.comSérgio Rodrigues de Santanasergiokafe@hotmail.comCarla Daniella Teixeira Girardcarlinhagirard@yahoo.com.brAntônio Cosme Menezes Netomenezes@santacasa.pa.gov.brLília Mara Menezesliliamaram@hotmail.com<p>As profundas transformações decorrentes do acesso e uso da informação e TIC que constituem a Plataformização deram origem às mutações psíquicas, assim afetando a saúde mental. Diante dessa argumentação, qual é o lugar da Psicanálise frente à essas mutações psíquicas no âmbito da Plataformização? O objetivo deste trabalho foi descrever e discutir as transformações subjetivas excedentes da Plataformização. A justificativa se baseia no fato de que ao abordar a Plataformização e seus excedentes é necessário suspender as teorias clássicas, para compreender o novo que surge dela. Adotou a abordagem qualitativa e método de análise de conteúdo aplicado por três protocolares, pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados. O <em>lócus</em> foi a Ciência da Informação e o <em>corpus</em> foi um bibliografia que aborda a Psicanálise nesse campo de 2001 a 2024. Na Plataformização as subjetividades narcísicas que se movem por fluxos de informação, promovendo empoderamentos e protagonismos distorcidos. Essas subjetividades narcísicas podem ser divididas em três espectros: a subjetividade espectral psicótica narcísica, que transita pela ‘realidade psicótica digital’, com uma inclinação para plataformas digitais e jogos, onde o gozo está relacionado ao poder; a subjetividade espectral neurótica narcísica, que transita pela ‘realidade de mediação social, digital e virtual’, marcada pelo conflito entre o desejo de estar conectado e a dificuldade de se adaptar a essa realidade, resultando na ausência de gozo; e a subjetividade espectral perversa narcísica, que transita pela ‘realidade de mediação social e física’, onde o gozo é obtido a partir das <em>fake news</em>.</p>2025-03-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Annebelle Pena Lima Magalhães Cruz, Sérgio Rodrigues de Santana, Carla Daniella Teixeira Girard, Antônio Cosme Menezes Neto, Lília Mara Menezeshttps://revistaasklepion.emnuvens.com.br/asklepion/article/view/104Avaliação da usabilidade de um aplicativo para pacientes com sepse em unidades de terapia intensiva 2025-01-16T23:36:58-03:00Gustavo Ataide Brandãoggustav0ata1de@gmail.comMaíris Feijó da Silvamairis.feijo@upe.brJoão Gabriel Gouveia de Souza Britojoao.gouveia@ufrpe.brClaudinalle Farias Queiroz de Souzaclaudinalle.souza@upe.brMaria Mariana Barros Melo da Silveiramariana.barrosmelo@upe.brThaisa Remigio Figueirêdothaisa.remigiofigueiredo@upe.br<p><strong>Objetivo</strong><span style="font-weight: 400;">: Este estudo teve como objetivo avaliar a usabilidade de um aplicativo para a Sistematização da Assistência de Enfermagem em pacientes com Sepse nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI). </span><strong>Métodos:</strong><span style="font-weight: 400;"> Trata-se de um estudo metodológico de abordagem quantitativa, que envolve dois processos: a construção de um aplicativo e a avaliação da usabilidade deste instrumento. A amostra do estudo foi por conveniência, composta por enfermeiros das UTIs adultos de um complexo hospitalar universitário. O instrumento utilizado para a avaliação da usabilidade foi o </span><em><span style="font-weight: 400;">System Usability Scale (SUS)</span></em><span style="font-weight: 400;">, adaptado em uma escala Likert que busca avaliar, principalmente, a aprendizagem, a eficiência, e a satisfação, tendo como um escore bom >68. </span><strong>Resultados: </strong><span style="font-weight: 400;">Os resultados demonstraram que os profissionais consideraram a ferramenta aceitável, com boa pontuação no instrumento de qualificação. Após a utilização e a avaliação do aplicativo através da escala Likert SUS, obteve-se um escore de 83.18 na classificação. </span><strong>Conclusão:</strong><span style="font-weight: 400;"> Isso confirma a usabilidade e utilidade do aplicativo, indicando sua viabilidade para integração nos sistemas de prontuário eletrônico em unidades hospitalares. Este avanço é crucial para pesquisas em Tecnologias da Comunicação e Informação na Enfermagem, abrindo novas possibilidades no empreendedorismo para melhorar a assistência e gestão de saúde para pacientes, equipes e instituiçõe</span><strong>s.</strong></p>2025-02-04T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Gustavo Ataide Brandão, Maíris Feijó da Silva, João Gabriel Gouveia de Souza Brito, Claudinalle Farias Queiroz de Souza, Maria Mariana Barros Melo da Silveira, Thaisa Remigio Figueirêdohttps://revistaasklepion.emnuvens.com.br/asklepion/article/view/102Mediação informacional no contexto da plataforma digital do SUS - DATASUS2025-01-07T12:27:44-03:00Mario Jorge de Melo Filhomariomelocientifico@gmail.comMaria José da Silvasilvamjbiblio@gmail.comMárcia Santos Braga Gomesmarsanbrate@gmail.comLuciana Peixoto Santa Ritaluciana.santarita@feac.ufal.br<p>Discorre sobre a mediação da informação com o objetivo de analisar as plataformas digitais como fontes de pesquisa e disseminação da informação. Como tutoriais através da competência informacional pode promover a inclusão dessas plataformas na sociedade no contexto atual. Busca-se entender a informação voltada para as relações internas e externas que desenvolvem ações e políticas baseadas na diversidade, equidade e inclusão social. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, com delineamento documental. Para a coleta de dados selecionamos a Plataforma DataSUS. Os dados coletados foram analisados por meio da Análise Categorial, visando à construção de inferências. Constatou-se que a Mediação da Informação e a Competência Informacional nas plataformas digitais podem impulsionar o poder coletivo por meio de processos sociais de disseminação da informação e práticas destinadas a diversidade e a inclusão em diferentes contextos.</p>2025-01-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Mario Jorge de Melo Filho, Maria José da Silva, Márcia Santos Braga Gomes, Luciana Peixoto Santa Ritahttps://revistaasklepion.emnuvens.com.br/asklepion/article/view/105Ensino da epidemiologia mediado pela tecnologia conforme a teoria de atividade2025-01-20T15:32:56-03:00Antonio Luiz Rodrigues-Júnioralrj@fmrp.usp.br<p>Este trabalho pretende abordar o ensino de epidemiologia, visando a evolução do conteúdo didático, nas disciplinas de graduação das profissões da saúde, desenvolver a competência baseada na ação e incorporar a tecnologia como ferramenta de mediação para o processo de aquisição de cognição e aprendizagem expansiva. A epistemologia histórica da epidemiologia foi tomada visando a projeção da epidemiologia pós-moderna; a teoria da aprendizagem de Vygostsky forneceu a base para o plano pedagógico; a teoria da atividade permitiu uma estrutura para as intervenções formativas nas atividades programáticas; utilizou-se plataforma de ensino a distância, para viabilizar e mediar o aprendizado. foi colocado em prática um plano de ensino e aprendizagem em epidemiologia, em uma disciplina do currículo médico, a partir de 2021, durante a pandemia da COVID-19, por meio de ensino a distância inteiramente com sessões síncronas e assíncronas, que perdurou até 2024, quando o currículo foi reformulado; Foi possível verificar o desempenho dos alunos, a adaptação das atividades ao processo de aprendizagem de Vygostsky, o desempenho das atividades de ensino e aprendizagem em ambiente tecnológico, a produção de informações pelos alunos por meio da aprendizagem com pesquisa, além de atender aos conteúdos tradicionais da disciplina. A experiência mostrou que a tecnologia potencializa o ensino e a aprendizagem, em disciplinas como as que desenvolvem o conhecimento em epidemiologia.</p>2025-02-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Antonio Luiz Rodrigues-Júniorhttps://revistaasklepion.emnuvens.com.br/asklepion/article/view/103Apresentação2025-01-08T16:01:18-03:00Clóvis Ricardo Montenegro de Limaclovismlima@gmail.comJorge Calmon Biolchinirevistaasklepion@gmail.comMaria Cristiane Barbosa Galvãorevistaasklepion@gmail.com2025-01-08T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Clóvis Ricardo Montenegro de Lima, Jorge Calmon Biolchini, Maria Cristiane Barbosa Galvão