Educação, socialização e tecnologia

o ensino remoto nas escolas públicas brasileiras durante a pandemia da Covid-19

Autores/as

  • Clóvis Ricardo Montenegro de Lima IBICT
  • Maribel da Rosa Andrade Secretaria Municipal de Educação (Pelotas)
  • Barbara Coelho Neves Professora da Universidade Federal da Bahia
  • Lucia Helena Fialho Pereira da Silveira Secretaria Municipal de Educação (Pelotas)

DOI:

https://doi.org/10.21728/asklepion.2022v2n1.p183-197

Palabras clave:

Educação à Distância, Ciência, Tecnologia e Sociedade Covid-19

Resumen

Neste artigo discute-se o ensino remoto nas escolas públicas brasileiras durante a pandemia da Covid-19 entre o início de 2020 e o início de 2022. A suspensão das aulas presenciais foi uma medida sanitária necessária para controlar e reduzir a difusão dos coronavírus. O eixo da discussão é investigar a relação entre educação e tecnologia na socialização de crianças e adolescentes. O artigo inicia com uma abordagem crítica da função socializadora das escolas. Destaca-se as referências ao trabalho de Nadja Hermann e George Mead. A seguir faz-se uma discussão do lugar das tecnologias na educação, particularmente as tecnologias digitais. Nesta parte do artigo faz-se referência a Paulo Freire. Por fim, discute-se as consequências da pandemia da Covid-19 no ensino de crianças e adolescentes. Entre elas destaca-se déficits de aprendizagem, problemas na socialização e evasão escolar. Cabe destacar que as desigualdades sociais resultam em distinções nas consequências da pandemia. Conclui-se que abordar e enfrentar consequências da pandemia na socialização de crianças e adolescentes deve fazer parte da agenda das políticas públicas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Clóvis Ricardo Montenegro de Lima, IBICT

Doutor (2005) em Ciência da Informação na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre (1993) e Doutor (2000) em Administração na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. Pós-doutorado no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (2010).

Maribel da Rosa Andrade, Secretaria Municipal de Educação (Pelotas)

Doutora em Educação
Vínculo Funcional: Secretaria Municipal de Educação (Pelotas)

Barbara Coelho Neves, Professora da Universidade Federal da Bahia

Doutora em Educação 

Vínculo Funcional: Professora da Universidade Federal da Bahia 

Lucia Helena Fialho Pereira da Silveira, Secretaria Municipal de Educação (Pelotas)

Especialista em Neurociência
Vínculo Funcional: Secretaria Municipal de Educação (Pelotas)

Citas

CETIC.br. Painel TIC COVID-19: Pesquisa on-line com usuários de Internet no Brasil. 4. ed. São Paulo: CETIC.br, 2022. (Cultura, Comércio Eletrônico, Serviços Públicos On-line, Telessaúde, Ensino Remoto e Teletrabalho). Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/20220404170927/painel_tic_covid19_4edicao_livro%20eletronico.pdf. Acesso em: 10 maio de 2022.

CETIC.br. TIC Kids Online Brasil- 2019: Crianças e adolescentes. São Paulo: CETIC.br, 2019. Disponível em: https://cetic.br/pt/pesquisa/kids-online/indicadores/. Acesso em: 10 maio de 2022.

CETIC.br. 2021 annual report Cetic.br. São Paulo: CETIC.br, 2021. Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/9/20220510160059/Annual_Report_Cetic2021.pdf. Acesso em: 10 maio de 2022.

COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL. TIC Educação 2020. São Paulo: CGI.br, 2020.

DAMASCENO, H. L. C.; NEVES, B. C. Tecnologias móveis na educação: um projeto com tablets na escola pública. Revista Contexto & Educação, v. 36, n. 113, p. 267–281, 2021. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.113.267-281

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura).

HERMANN, N. Platão e Gadamer. Veritas, Porto Alegre, v. 49, n. 4, p. 727-733, dez. 2004.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Censo escolar: divulgados dados sobre impacto da pandemia na educação. Brasília: INEP, 2021.Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/censo-escolar/divulgados-dados-sobre-impacto-da-pandemia-na-educacao. Acesso em: 10 maio de 2022. 2021.

LEITE, C. M.; PINTO, I. C. de M.; FAGUNDES, T. de L. Q. Educação permanente em saúde: reprodução ou contra- hegemonia? Trabalho, Educação e Saúde [online], Rio de Janeiro, v. 18, suppl 1, e0025082, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00250. Acesso em: 31 maio 2022.

LIMA, C. R. M. de et al. Emergência de saúde pública global por pandemia de Covid-19: desinformação, assimetria de informações e validação discursiva. Folha de Rosto, Juazeiro do Norte, v. 6, n. 2, p. 5-21, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/490. Acesso em 20.05.22

LIMA, C. R. M. de. Pandemia. Rio de Janeiro: Salute, 2022. (Habermas, discurso e organizações, v. 6.). Disponível em: https://www.fucap.edu.br/dashboard/livros_online/8d0fcc86f38af51aec713bc698a69743.pdf. Acesso em 20 maio 2022.

LUNARDI, N. M. S. S. et al, 2021. Aulas Remotas Durante a Pandemia: dificuldades e estratégias utilizadas por pais. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 46, n. 2, e106662, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/GnhccHnG4mxDNdSQKDQ7ZBt/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 31 maio 2022.

MEAD, G. H. Espíritu, persona y sociedad. Buenos Aires. Editora: Paidós, 1999.

MEAD, G. H. The social self. Journal of Philosophy, Psychology and Scientific Methods, v. 10, p. 374-380, 1913.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. Base Nacional Comum Curricular. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no contexto escolar: possibilidades. Brasília: BNCC, 2017.

NEVES, B. C.; AGUIAR, N. C. Políticas públicas de informação e Bibliotecas Escolares: panorama brasileiro. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 7, n. 3, p. 73-86, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/33296. Acesso em: 31 maio 2022.

NIC.br. Panorama do uso de Internet e tecnologias pela comunidade escolar brasileira. São Paulo: CGI.br, 2020. Disponível em: https://www.nic.br/noticia/na-midia/panorama-do-uso-de-internet-e-tecnologias-pela-comunidade-escolar-brasileira/. Acesso em: 10 maio de 2022.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Education: From disruption to recovery. UNESCO, [2021]. Disponível em: https://en.unesco.org/covid19/educationresponse. Acesso em: maio 2022.

SANT'ANA, E. B, Psicologia Social na Escola: as contribuições de George Mead. Revista Psicologia & Sociedade, Belo Horizonte, v. 17, n. 1, p. 67-74, abr. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/psoc/a/jmm8KXksqrHYwx8GNT66n7z/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 31 maio 2022.

STEVANIM, L. F. Educação não é só entrega de conteúdo: o ensino remoto e as condições para o retorno às aulas, na visão da professora Luísa Guedes. Entrevistado: Luísa Guedes. RADIS: Comunicação e Saúde, Rio de Janeiro, 17 jul. 2020. Disponível em: https://radis.ensp.fiocruz.br/index.php/home/entrevista/educacao-nao-e-so-entrega-de-conteudos. Acesso em: 31 maio 2022.

STEVANIM, L. F. Exclusão nada remota: desigualdades sociais e digitais dificultam a garantia do direito à educação na pandemia. RADIS: Comunicação e Saúde, Rio de Janeiro, n. 215, p. 10-15, ago. 2020. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/43180/2/Exclus%c3%a3oNadaRemota.pdfAcesso em: 31 maio 2022.

Publicado

2022-06-28

Cómo citar

LIMA, C. R. M. de .; ANDRADE, M. da R.; NEVES, B. C. .; SILVEIRA, L. H. F. P. da . Educação, socialização e tecnologia : o ensino remoto nas escolas públicas brasileiras durante a pandemia da Covid-19. Asklepion: Informação em Saúde, Rio de Janeiro, RJ, v. 2, n. 1, p. 183–197, 2022. DOI: 10.21728/asklepion.2022v2n1.p183-197. Disponível em: https://revistaasklepion.emnuvens.com.br/asklepion/article/view/48. Acesso em: 21 nov. 2024.