Promoção de ações de educação em saúde em redes sociais

o caso de duas clínicas da família situadas na zona oeste do Rio de Janeiro

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21728/asklepion.2024v3n2e-99

Palabras clave:

Educação em Saúde, Redes Sociais, Informação em saúde, Práticas informacionais, Produção de conhecimento

Resumen

El presente estudio analiza cómo dos unidades de atención primaria de salud, es decir, dos clínicas familiares, ubicadas en la región occidental de la ciudad de Río de Janeiro, utilizan la red social Instagram en su estrategia de promoción de acciones de educación en salud. Se trata de una investigación exploratoria-descriptiva, respecto a su objetivo final; un estudio de caso, sobre los medios utilizados; y con un enfoque cualitativo, respecto del tratamiento de datos realizado. El estudio evalúa el alcance de las páginas oficiales de las unidades verificadas en la red, la difusión de contenidos sobre el calendario de vacunación y sobre actitudes cotidianas para mejorar el bienestar físico y mental de los pacientes, y también verifica el uso de la red como un espacio para la prestación de servicios de cuentas. Las dos unidades logran llegar a una gran audiencia en sus publicaciones y en el espacio digital se publicitan acciones relevantes para el cuidado de la salud. Se concluye que las páginas funcionan como espacios digitales para promover la educación en salud.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Andre Luis do Nascimento Ferreira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Mestre em Mídia e Cotidiano pela Universidade Federal Fluminense e Acadêmico de Medicina da UNIRIO.

Citas

ALVES, A.L.; MOTA, M.F.; TAVARES, T.P. O Instagram no processo de engajamento das práticas educacionais: a dinâmica para a socialização do ensino-aprendizagem. Revista Científica da Fasete, Paulo Afonso, n. 25, p. 25-43, 2018. Disponível em: https://www.unirios.edu.br/revistarios/media/revistas/2018/19/o_instagram_no_processo_de_engajamento_das_praticas_educacionais.pdf. Acesso em: 10 set. 2022.

BOMFIM, A. M.A. et al. Recurso lúdico no processo de educação em saúde em crianças de escolas públicas de Alagoas: relato de experiência. Interfaces -Revista de Extensão da UFMG, Minas Gerais, v. 3, n. 1, p. 117-21, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/download/18969/15948/50416. Acesso em: 19 out. 2022.

CAMPOS, F. M. C. et al. Interação das lideranças comunitárias e da comunidade com a equipe de saúde da família do marajoara. Revista Gestão & Saúde, Brasília, v. 4, n. 3, p. pag. 769–785, 2017. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/313. Acesso em: 6 out. 2022.

CARDOSO, P. R.; JÓLLUSKIN, G.; SILVA, I. A promoção da saúde através das redes sociais: uma análise de boas práticas. Comunicação Pública, Lisboa, v. 16, n. 30, 2021. DOI: 10.4000/cp.12268. Disponível em: https://journals.ipl.pt/cpublica/article/view/25. Acesso em: 7 mai. 2022.

CARRAPIÇO, Eunice Isabel do Nacimento; RAMIRES, João Henrique Vaz; RAMOS, Victor Manuel Borges Unidades de Saúde Familiar e Clínicas da Família – essência e semelhanças. Ciência & Saúde Coletiva [online]. v. 22, n. 3, p. 691-700, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-81232017223.33602016. Acesso em: 7 mai. 2022.

CASTELLS, M. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

CONSELHO DISTRITAL DE SAÚDE. Inauguração da Clínica da Família Otto Alves de Carvalho - Rio das Pedras. 26 JANEIRO DE 2012. https://smsdccap4.blogspot.com/2012/01/inauguracao-da-clinica-da-familia-otto.html. Acesso em: 12 maio 2013.

COSTA, N. DO R. et al. A implantação em larga escala da Estratégia de Saúde da Família na cidade do Rio de Janeiro, Brasil: evidências e desafios. Ciência & Saúde Coletiva, v. 26, n. 6, p. 2075–2082, jun. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-81232021266.01012021. Acesso em: 12 ago. 2024.

FRANÇA, T.; RABELLO, E. T.; MAGNAGO, C. As mídias e as plataformas digitais no campo da Educação Permanente em Saúde: debates e propostas. Saúde em Debate, v. 43, n. spe1, p. 106–115, ago. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0103-11042019S109. Acesso em: 12 ago. 2024

GHAHRAMANI, A., COURTEN, M., PROKOFIEVA, M. The potential of social media in health promotion beyond creating awareness: an integrative review". BMC public health, v. 22, n. 1, 2402, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1186/s12889-022-14885-0. Acesso em: 7 mai. 2022.

HARZHEIM, E. et al. Avaliação dos usuários crianças e adultos quanto ao grau de orientação para Atenção Primária à Saúde na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, v. 21, n. 5, p. 1399–1408, maio 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-81232015215.26672015. Acesso em: 12 ago. 2024.

LOW H, Hugh B. Introdução à educação interprofissional. Fareham (UK): Centre for the Advancement of Interprofessional Education; 2013.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M.E.D.A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1986.

MENDES, Eugênio Vilaça. A Construção Social da Atenção Primária à Saúde. Brasília: Conselho Nacional de Secretários de Saúde – CONASS, 2015. Disponível em: https://www.conass.org.br/biblioteca/pdf/A-CONSTR-SOC-ATEN-PRIM-SAUDE.pdf. Acesso em: 20 set. 2022.

MOORHEAD, S.A et al. A new dimension of health care: systematic review of the uses, benefits, and limitations of social media for health communication. Journal of Medical Internet Research, v.15, n.4, 2013. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3636326/. Acesso em: 20 maio 2022.

PREFEITURA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO. Prefeitura inaugura Clínica da Família em Rio das Pedras beneficiando 36 mil pessoas. 04/03/2016. Disponível em: http://www.rio.rj.gov.br/web/sms/exibeconteudo?id=5967205. Acesso 25 maio 2022.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

WE ARE SOCIAL. Digital 2022 Global Overview Report. https://wearesocial.com/uk/blog/2022/01/digital-2022-another-year-of-bumper-growth-2/. Acesso em: 14 maio 2023.

Publicado

2024-08-13 — Actualizado el 2024-08-14

Versiones

Cómo citar

PRUDENCIO, D. da S.; FERREIRA, A. L. do N. Promoção de ações de educação em saúde em redes sociais: o caso de duas clínicas da família situadas na zona oeste do Rio de Janeiro. Asklepion: Informação em Saúde, Rio de Janeiro, RJ, v. 3, n. 2, p. e–99, 2024. DOI: 10.21728/asklepion.2024v3n2e-99. Disponível em: https://revistaasklepion.emnuvens.com.br/asklepion/article/view/99. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.