Biblioterapia, saúde mental e comunicação

competências e habilidades para a atuação bibliotecária durante a crise sanitária

Autores

  • Meri Nadia Marques Gerlin UFES
  • Ricardo de Lima Chagas UFSC

DOI:

https://doi.org/10.21728/asklepion.2022v2n1.p110-138

Palavras-chave:

Biblioterapia, Competências leitora e comunicativa, Habilidades de comunicação e leitura, Prática bibliotecária, Crise sanitária e Saúde mental

Resumo

Com o objetivo de identificar competências e habilidades necessárias à prática bibliotecária em espaços de informação, educação e cultura considera-se a contribuição da biblioterapia ao longo dos séculos até se constituir como uma estratégia de enfrentamento do sofrimento desencadeado pela pandemia, a crise sanitária mundial iniciada no final da segunda década do século XXI devido à Covid-19 (novo coronavírus). Por meio de um estudo qualitativo caracterizado como descritivo e como uma pesquisa bibliográfica realizada no âmbito da Ciência da Informação e áreas interdisciplinares, delineia-se um esquema metodológico compreendendo competências e habilidades de leitura e comunicativas. No que tange à competência leitora e ao saber fazer (habilidade) necessários ao uso de suportes com leituras informativas, literárias, entre outras modalidades destaca-se a capacidade de selecionar e disponibilizar narrativas, imagens, sons e outras linguagens (multimodalidade) que possam evocar diálogos terapêuticos e, não menos importante, leituras críticas e reflexivas durante a leitura (hiper)textual no espaço presencial e no ciberespaço. Em se tratando da competência comunicativa compreende-se a importância das suas habilidades para desencadear a interação verbal e não verbal durante os momentos biblioterapêuticos, conduzindo à acessibilidade e experimentação de uma escuta que precede o diálogo, o compartilhamento de experiências e o estabelecimento de uma situação de ajuda com base no uso de linguagens que traduzam sentimentos como o medo e a ansiedade, conduzindo ao fortalecimento da saúde mental e à resolução de problemas durante a crise sanitária. Depreende-se que tanto as competências leitora e comunicativa esquematizadas quanto o conjunto de habilidades identificadas são extremamente importantes aos processos biblioterapêuticos nas bibliotecas e noutros espaços visando o fortalecimento de uma prática bibliotecária que tende a conduzir à manutenção da saúde mental durante o cenário pandêmico.

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Biografia do Autor

Meri Nadia Marques Gerlin, UFES

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Educação e bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professora Adjunta do Departamento de Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) da UFES. Líder do Grupo de Pesquisa "Competência leitora e competência em informação: saberes e fazeres transdisciplinares no campo da Ciência da Informação" certificado pelo CNPq. Coordenadora do projeto de extensão ?Informa-Ação e Cultura? e da atividade de pesquisa e extensionista ?Rede de Estudos das Competências? (REC). Pesquisadora da Rede BRASIL de Gestão da Informação e Tradução do Conhecimento em Saúde à Ciência Cidadã registrada na Plataforma Brasil. Demonstra interesse pelas áreas: competência em informação; competência leitora; competência narrativa (contação de histórias); informação, saúde e sociedade; leitura literária e biblioterápica; planejamento de ações culturais, educativas e informativas; serviço de referência e sistemas de recuperação da informação; tecnologias de leitura, informação e comunicação; uso ético da informação e desinformação. Autora de artigos publicados em revistas científicas, em capítulos de livros organizados por pesquisadores, em anais de eventos científicos nacionais e internacionais, em livros literários e acadêmicos completos.

Ricardo de Lima Chagas, UFSC

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2005) e Graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2019). Mestrado em Gestão de Unidades de Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Pós-graduado (lato sensu) em Ciência da Informação (Biblioteca Escolar) pelo Centro de Ensino Superior Anísio Teixeira (2008). Formação em Psicanálise Clínica pela Associação Brasileira de Psicanálise Clínica (ABPC) e Especialização em Filosofia e Psicanálise pela NEAD/UFES. Atualmente é membro do APIS - Laboratório de Tecnologia e Inovação na Educação, Pesquisa e Extensão em Atenção Psicossocial e Drogas da UFSC. Bibliotecário/Documentalista na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem interesse nos seguintes temas: filosofia da psicanálise, ontologia, fenomenologia, ciência da informação, subjetividade e identidade na sociedade da informação.

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Publicado

28-06-2022

Como Citar

GERLIN, M. N. M.; CHAGAS, R. de L. . Biblioterapia, saúde mental e comunicação: competências e habilidades para a atuação bibliotecária durante a crise sanitária. Asklepion: Informação em Saúde, Rio de Janeiro, RJ, v. 2, n. 1, p. 110–138, 2022. DOI: 10.21728/asklepion.2022v2n1.p110-138. Disponível em: https://revistaasklepion.emnuvens.com.br/asklepion/article/view/42. Acesso em: 16 nov. 2024.