A importância da informação em rótulos de produtos da indústria cosmética
reflexões sobre o crescimento das empresas cruelty free e suas contribuições para o debate ético em torno de pesquisas e testes com animais
DOI:
https://doi.org/10.21728/asklepion.2024v3n2e-97Palavras-chave:
Informação, Selo cruety free, Indústria de Cosméticos, Rótulos de produtosResumo
A oferta e demanda por produtos cruelty free é tema de destaque na contemporaneidade. As informações disponibilizadas nos rótulos de produtos devem ser bussólas a guiar o consumidor na hora da compra. O objetivo da pesquisa foi estudar se o acesso a informações nos rótulos de produtos cosméticos influencia a decisão de compra. A metodologia adotou a pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. O universo de pesquisa foi formado por consumidores que adquirem produtos em três grandes redes de atacado e varejo do município de Maceió, capital do estado de Alagoas. A amostra foi aleatória e o instrumento de coleta de dados utilizado foi um Formulário do Google Forms. A coleta dos dados foi realizada no período de outubro a dezembro de 2023 e contou com a participação de 138 participantes. Os resultados mostraram baixo percentual de respondentes (33,6%) que afirmaram realizar a leitura das informações dos rótulos antes de comprar os produtos. 46% dos respondentes afirmaram que dariam preferência ao consumo de produtos que tenham o selo cruelty free e 48% afirmaram que dariam preferência ao consum destes produtos a depender do preço praticado. Os dados revelaram que, mesmo ainda tímida, há uma adesão aos produtos cruelty free.
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